Ações educativas e plantio de mudas marcam Dia Mundial da Água em Alto Araguaia

Ações educativas e plantio de mudas marcam Dia Mundial da Água em Alto Araguaia
Trabalho segue normalmente e objetivo é de promover orientação quando a venda e comercialização de produtos alimentícios Alto Araguaia, MT – A Vigilância Sanitária do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) continua com o trabalho de fiscalização junto ao comércio local e na Feira Municipal Benno Ubaldo Presser Niedermeier, essa em cumprimento a liminar de citação expedida pelo Ministério Público Estadual (MPE). O resultado as ações empreendias tem sido diversos produtos de gêneros alimentícios apreendidos. [caption id="attachment_26464" align="alignleft" width="319"]DSC04789 Vários produtos foram apreendidos e inutilizados pela Vigilância Sanitária de Alto Araguaia[/caption] A principal irregularidade encontrada é o prazo de validade expirado. Outro problema é a violação de embalagens, bem como alimentos processados artesanalmente sem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Além de terem sido retirados da área de venda, os produtos também foram inutilizados. “Esse trabalho é uma rotina das nossas ações. No caso do comércio, é importante que os proprietários de adéqüem às normas. Já em relação aos feirantes, é imprescindível o SIM. Mais informações sobre o selo podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura”, disse Lucilene Araújo Borges, fiscal da VISA em Alto Araguaia. Aos finais de semana o trabalho concentra-se na feira, enquanto que ao longo da semana estabelecimentos comerciais de diversos segmentos também recebem a visita dos fiscais. “O objetivo do trabalho desenvolvido é garantir a qualidade dos produtos”, ressalta Gonçalo de Jesus, coordenador da VISA em Alto Araguaia. Controle da qualidade da água A água que chega às mais de 5 mil residências no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) passa por um processo de controle de qualidade. O trabalho é feito constantemente por técnicos da Vigilância Sanitária (VISA) com a finalidade de garantir a qualidade e indicadores para boa potabilidade da água que chega a torneira dos consumidores. A ação coloca o município, no percentual de 67% das cidades que dispõe de mecanismos para fiscalizar e avaliar a qualidade da água. As ações realizadas semanalmente pela VISA de Alto Araguaia são realizadas em nove pontos, entre eles Jardim Novo Araguaia, região central, Bairro Dom Bosco, Nossa Senhora Aparecida, Cohab, São Francisco de Assis, Maria das Graças Souza Pinto, Bairro Aeroporto e Boiadeiro, bem como nas captações no Jardim Novo Araguaia (Córrego Sapé), no Distrito do Buriti e no Rio Gordura. O controle inclui um conjunto de características químicas, físicas e biológicas que o líquido deve apresentar para consumo humano como turbidez (coloração), quantidade de cloro e PH.